top of page
  • julia2018na

Poemas para Ele: Síntese dos poemas





"Poemas para Ele" é um pequeno livro com 15 poemas reunidos que falam sobre amor. Sendo o meu primeiro livro disponível na Amazon, achei importante fazer uma breve síntese sobre os poemas que narram uma pequena jornada de amor, dor e aceitação.

Para que possam conhecer um pouco mais desse livro intimista e emotivo, segue abaixo a síntese sobre os 15 poemas presente no livreto:





Chamas Solitárias


Faz uma alusão clara ao início de uma paixão. Cita os sinais de um proeminente sentimento de adoração emotiva, também intui sobre como um sentimento descabido pode "queimar" um amante, causando talvez um final triste.


Trecho:


Tão tola eu de não reparar,
Que se te olhasse demais,
Me queimaria,
E não há como voltar,
E eu não evitaria.




Introspectivo Amor


Momento de introspecção. Quando a realidade nos atinge e percebemos que estamos submersos em um amor evidemente, não correspondido. Questionamentos que assolam nossa mente até que talvez, entramos em estado de negação.


Trecho:


Ainda me questiono como permiti?
Eu não entendia o por quê, De querer estar próxima de você, 
Que a cada dia se passava, Era de você que necessitava.




Teu Árduo Amor


Enfim, o benefício da dúvida. A falta da certeza, o desejo de poder ler pensamentos, de poder compreender o outro.


Trecho:


O que se passa em sua mente?
Eu queria poder ler seus pensamentos,
Seus sonhos, seus desejos.




Ainda


O poema refere-se ao aguardar, a compreensão e a chegada da tristeza que há em um coração angustiado.


Trecho:


Não para você,
Ainda que inconstante,
Eu não me insiro em sua vida,
E sei que deseja que eu não o faça.




Aqui


Processo de cura interna. O poema narra uma rotina em que os pensamentos estão infectados pela pessoa amada.


Trecho:


Você ainda está aqui.
E quando eu chego em casa,
A noite e sozinha,
Observo meu reflexo pelo espelho,
Basta fechar os olhos,
Para ter você comigo.




Densidade


A omissão. O poema cita sobre disfarçar os próprios sentimentos em uma tentativa de superar, mesmo sabendo que era em vão.


Trecho:


Seguro meus impulsos diante de você,
Finjo que sou o ártico,
Omito que me incendeia,
Então, respiro em falso.




A janela que Desvendava você


Poema registra a conexão de olhares, uma conversa silenciosa, o quão íntimo pode ser duas pessoas unidas pela "janela da alma".


Trecho:


Creio que você não saiba o quanto seus olhos são expressivos,
Desde quando nos conhecemos,
Seus olhos sempre me diziam mais que seus lábios se permitiam.

Esse em especial, ganhou um video meu o recitando na instagram. Se estiverem curiosos só clique aqui e comentem e curtam se gostarem, é claro.





Tênues


Poema cita abertamente sobre a linha tênue entre manter uma amizade, ou se afastar para o próprio bem. Um dos poemas favoritos já escritos por mim, é super intimista e ouso confessar que é mais como um relato pessoal.


Trecho:


Eu sei o que espera,
Anseia que eu me desmanche,
Talvez eu me torne poeira estelar,
O suficiente para eu me apaixonar,



Nirvana


Esse poema é o mais intimista do livreto, e não, não é sobre a banda de rock que fez sucesso nos anos 90'. É sobre o principal significado da palavra e como se encaixa perfeitamente nas hipóteses que criamos, as possibilidades que uma mente apaixonada cria sobre as esperançosas ilusões de amor.


Trecho:


E você ascendeu,
O próprio nirvana,
O mesmo proveu.



Resguarda


O poema perpetua a plena aceitação da rejeição. O primeiro passo para a cura de um coração partido, aceitar sentir a dor de um coração partido.


Trecho:


Eu condeno-me a ir em adiante,
Mesmo que deseje,
Correr de volta até você,
E deixar meus sentimentos,
À sua mercê.




Muito jovens para Amar


Poema escrito para passar o sentimento de questionamento. Quando nos questionamos: "Será que o problema sou eu?". Mais um passo em direção à cura interna.


Trecho:


Eu falei demais?
Eis que me pergunto,
Se escutei você?
Foi-me muito sucinto.


Ao dom de Sofrer


Uma homenagem a dor do amor, sem ela não haveriam tantos aprendizados. Um desabafo, que por vezes podem ser em lágrimas ou em um lindo poema.


Trechos:


Eu me perderia nas tantas vezes,
Se contasse vezes que me fez chorar,
E tantas outras, em que minha dor refletiu-se nas batidas do meu coração.



Migalhas


O poema fala sobre saudade. É inevitável sentir falta de uma pessoa que esteve próxima o suficiente para despertar a paixão em nós, e por mais que possamos lutar para esquecer, ainda esperamos um sinal, uma migalha de afeto.


Trecho:


Anseia por um olhar,
Talvez um cumprimentar,
Quem sabe, um sorriso?



Rogo-te


Sobre se afastar, porém ainda desejar o bem. É muito importante não prosseguir com rancor ou desdém, mas abrir seu coração e permitir que bons sentimentos possam surgir mesmo após tanta dor.


Trecho:


Eu rogo a ti,
Do alvorecer ao poente,
Peço por você,
Respiro, anseio, lastimo,
Eu rogo a ti.


Sobre perdão e aceitação


O último poema do livro cita sobre perdão, sobre compreender os próprios erros e seguir em frente sem esperar por ninguém mais. Ressalta o amor próprio como o princípio de cura, e demonstra que amar é um dos atos mais lindos que podem ser acometidos.

O amor se mostra de vários tipos, mesmo que seja doloroso, de uma forma serve para nos ensinar a priorizar a nós mesmos, sempre.


Trecho:


E agora, eu entendo,
E te deixo ir,
Guardando em meu pensamento,
Tudo de bom a fluir,
E que a diante, possamos seguir.



Enfim, finalmente terminamos as sínteses dos poemas presentes no meu livreto "Poemas para Ele". Se deseja adquirir o livreto de poemas, o link estará disponível logo abaixo:



Me siga nas redes:

Instagram: @escritoradrosa

Twitter: @juhroseo_


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page