top of page
  • julia2018na

Poemas para Ele: O meu primeiro livro à venda





Decidir vender livros é uma das maiores decisões na vida de qualquer escritor. Principalmente, se for de forma idependente, sem uma editora que forneça o marketing de divulgação e seus custos de publicação. Por conta disso, vender seus livros por de forma idependente parece uma jornada fracassada pelo ponto de vista de inúmeros escritores amadores.

Realmente, é muito perigoso arriscar dessa forma, considerando as várias estratégias de marketing que deveriam ser estudadas, para que possa alcançar leitores que queiram comprar as tuas obras. Mas eis aqui um conselho: Quem pouco arrisca, pouco conquista.


Se vocês estão se perguntando qual o intuito desse conselho, quero elucidar à todos que: Disponibilizar meu pequeno livro de poemas à venda fez evoluir em mim uma confiança de autora jamais sentida antes. Por que quando você percebe que as pessoas compram o seu livro, percebe que realmente escreve algo bom e envolvente, que prende as pessoas e gera opniões e pensamentos, ou até mesmo sentimentos, o papel que o escritor sempre exerceu perante a sociedade.


Sabe quando a Beyoncé disse naquela entrevista em 2013: "Eu bebi um copo de vinho na madrugada, e pensei "Por que não?"", e naquela noite ela lançou o maior álbum da carreira dela? É sobre isso.


Eu estava com mais um livro pronto, e então os dois ficariam disponibilizados no Wattpad. Eu os deixaria na plataforma e deixaria que a existência deles se tornasse insignificante. Porém, eu estava considerando virar uma escritora idependente fazia alguns meses, já que eu sempre soube que não conseguiria arcar com os custos de uma boa publicação.


Eu resolvi pesquisar sobre a Amazon, e quais seriam os prós e contras de publicar com eles. O papel deles é, basicamente, ser a distribuidora do teu livro, unicamente isso. O resto, tudo é contigo. Confesso que o fator que me fez colocar meu primeiro livro na plataforma, é como eles garantem a proteção da tua obra, mesmo sem registro na Biblioteca Nacional.


Se vocês estão se perguntando o por quê eu escolher logo um livro de 15 poemas sobre amor e aceitação para venda, sendo que eu tenho um romance de poder feminino com mais de 30 capítulos no Wattpad, a resposta para isso é muito simples: Poemas são a minha válvula de escape do mundo real. Eu posso extravasar pensamentos, emoções e opiniões em palavras, estas que eu jamais diria a alguém. A poesia é a salvação do indivíduo que sofre e ama em silêncio. Como eu sempre achei meus poemas bobos e também sempre acreditei que não escrevia tão bem para que as pessoas comprassem o meu livro, resolvi enfrentar esses medos disponibilizando-os a venda. Não vou negar, foi assustador. Durante a pré-venda? Ninguém comprou. E só depois de duas semanas que se iniciaram as vendas, é difícil e nos deixa inseguros, mas no final a sensação é muito mais que satisfatória.


Sobre "Poemas para Ele", escrevi sobre os meus sentimentos e sobre histórias amorosas de amigos próximos. Me inspirei em músicas e em um poema do Fernando Pessoa que eu fiz questão de colocar como sinopse. Eu cuidei dos detalhes essenciais que fariam com que as pessoas sentissem o mesmo que eu sentia enquanto escrevia, e pasmem, que todos que leram me falaram sobre suas emoções e como certos trechos os faziam sentir. Eu coloquei parte de mim nesse livro, e permiti que todos pudessem ler o que eu sou.




Obrigada e até a próxima!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page