top of page
  • julia2018na

Minhas Inspirações...




O que seria de um escritor sem suas inspirações? Sem seus principais autores e livros que o inspirassem a começar a escrever? O nosso "eu escritor" é formado pelos nossos parâmetros de perfeição, sendo eles pessoas ou livros.

Para que possam conhecer o meu "eu escritora" ainda mais, eu resolvi trazer minhas inspirações sobre alguns autores e livros favoritos que influenciam minha escrita e formas de pensar; E também, como boa poetisa, também trarei minhas inspirações poéticas.


Meu primeiro contato com um romance que me encantou, foi com a leitura de A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. Eu não tinha condições financeiras de comprar livros, e confesso que nos dias atuais este fato ainda é a minha realidade, mas peguei emprestado na biblioteca da escola pública que eu estudava. A forma como o autor narrava os fatos era tão suave e divertida na minha percepção, que eu me vi engajada a procurar por mais livros como aquele. Por mais que nos dias atuais, a minha preferência não seja retratar sobre a burguesia da minha sociedaden atual, eu ainda tenho um carinho especial com esse romance brasileiro.






E durante a minha descoberta pelo mundo literário, esbarrei no livro Poemas de Álvaro Campos de Fernando Pessoa. Eu, particularmente, acho-o um gênio poético de sua geração. Suas poesias ainda me inspiram, ainda me mostram como e o que pretendo passar ao meu leitor; Foi lendo os poemas dele que aprendi a escrever um poema que não parecesse apenas um conjunto de palavras metaforadas.




Ainda sobre poesias; sim, por que escrevo poesias desde os onze anos, e durante todo esse tempo minha escrita poética passou por mudanças influênciadas por grandes escritores de poesia, mais ainda, pela ascensão dos poemas que Clarice Lispector teve no início da década. Toda a feminilidade e sabedoria que estava em peso em suas palavras mostravam uma poetisa forte e dona de si, que não tinha medos com relação ao que escrevia.

Eu nunca consegui ler alguma de suas obras, primeiro por que minha escola não tinha exemplares, e depois a falta de tempo, fui postergando procurar ler na internet. Mas os pequenos fragmentos dos poemas que eu lia em algumas redes sociais me faziam pensar: Por que meus poemas não são assim? E foi apenas com o passar dos anos que eu entendi que, seus poemas eram especiais por que ela tinha vivido o que poetisava neles. Clarice me ensinou que ter domínio sobre o que eu estava escrevendo era essencial, e com toda a certeza ela merece ser citada como uma das minhas inspirações.





E sobre os meus romances? Não sou fã de clichês, apesar de ter lido muitos deles. Por mim, é preferível escrever sobre um trágico momento da vida de um indivíduo, e narrar suas etapas de aprendizado e superação, do que escrever um romance onde sabemos como será o final. Os adereços que servem para atrair e cativar o leitor, - As relações entre os personagens - são artimanhas que eu trabalho para hipnotizar o meu leitor, e induzi-lo a querer que tudo dê certo no fim, mesmo que isso não aconteça. Como fui influênciada a isso? Eu sou uma leitora sagaz de Literatura Fantástica. Acompanho cada lançamento de cada grande autor do gênero, mas confesso que Cassandra Clare tem sua vantagem comigo. A forma como ela preza cada mínimo detalhe que no final pode gerar uma reviravolta, foi isso que eu decidi que também teria em minhas obras. O dom de poder deixar a solução de um enigma evidente para o leitor, mas não dedstacá-lo de imediato.

Confesso que não sou uma boa escritora de mundos mágicos, fadas e bruxos. Mas não preciso escrever exatamente sobre esse gênero para que a escrita da autora me influencie, me inspire e que de fato isso acontece comigo. Minha obra favorita dela é a trilogia "As peças infernais", que se passa na Inglaterra vitoriana no epítome da Revolução Industrial. Muito rico em detalhes e cuidadosamente inserido em um meio histórico marcante. Recomendo a leitura.







E finalmente chegamos na minha parte favorita: As músicas que me inspiram a escrever. Há também as músicas que me inspiram a poetisar, mas então incluiria momentos de uma nostalgia ou o entardecer e o laranja-rosado que é lindo e hipnotizante. Porém, eu escuto música para escrever qualquer gênero, pois me distrai e me permiti ir além com a criatividade. Por isso, resolvi explorar esse ponto positivo e fazer uma playlist com as musicas que mais me ajudam a explorar minhas ideias. Teste isso com você também!


As minhas preferências com o suspense podem ter alguma inspiração? Sim, e própriamente essa inspiração tem nome e um grande autor envolvido... Amada, de Toni Morrison. É o melhor suspense que eu poderia ter lido nos últimos dez anos, e acredite, eu já li muitos.

O meu desejo é chegar em um nível de suspense tão envolvente quanto, mas não poderíamos esperar menos de Toni Morrison, espero que sua escrita ainda sirva de inspiração para muitas escritoras independentes além de mim.






Enfim, essas são minhas principais inspirações de escrita e autores. Eu trouxe apenas os que moldaram a forma como eu conduzo a minha escrita, e os que ainda me influenciam a melhorá-la. E vocês? Quais são os autores e obras que os inspiram a escrever?


Espero que tenham gostado e até a próxima!


Gostou do conteúdo? Me siga nas redes:


Playlist de escrita para vocês: https://open.spotify.com/playlist/6qeG13wbN96dG3uonOEGuo

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page