top of page
  • julia2018na

Originalidade literária: O que é, e como desenvolver?

Atualizado: 7 de jun. de 2020



O mal do século para qualquer autor iniciante: A falta de originalidade. Não encarem isso como uma crítica maldosa, mas sim como o conselho de uma amiga atenciosa... Escritores iniciantes são fortemente influenciados por seus autores prediletos. O favoritismo causa influência direta na escrita do leitor, na mente do mesmo, ele trabalha sua criatividade sobre uma narrativa que seria perfeita em uma história de seu autor ideal, ocasionando mais do mesmo. E histórias iguais não surpreendem o público leitor, não farão com que encontrem no escritor iniciante algo novo, concluindo, eles não vaõ querer consumir o que você produz.

Somos a geração que sucede grandes autores de romances e literatura fantástica. Há também os grandes nomes do terror e das causas sociais, e somos, antes de escritores, grandes consumidores desse grande mercado literário. Graças a eles, nossa criatividade foi estimulada e nosso gosto por leitura e grande potencial para escrita foi aflorado. Somos influênciados por autores(as) incríveis, e nenhum momento tenho a intenção de ofendê-los, nem a eles, e nem aos leitores(as) dessa publicação. Não há nada de errado em se basear no estilo literário do seu autor favorito para praticar a tua criatividade, mas não se acostume e não permaneça assim para sempre!

Partindo dessa lógica, é preciso reconhecer os detalhes que fazem com que desenvolvemos nossa criatividade sobre a "identidade" de outro autor, e passamos assim a moldar nossa escrita, narrativa e e criatividade para que se pareça mais com nós mesmos.

Dando um ênfase aqui, em hipótese alguma a "falta de originalidade" seria sinônimo de falta de criatividade ou talento, e volto a afirmar que o bom escritor procura sempre aprender mais e melhorar ainda mais, contudo, saber que precisa encontrar sua identidade é essencial para reforçar sua marca de escritor.


Como ter Originalidade na escrita?


Primeiramente, entenda que você precisa encontrar a sua identidade. As formas ao qual mais se sente confortável para escrever; o que tu escreveu que o deixou mais orgulhoso e satisfeito em pensar a si mesmo como um escritor? Leia e releia o texto, poema ou capítulo que faz você se orgulhar. Veja os detalhes que fazem com que pareça ser seu, reproduza-os novamente. Analise a si mesmo.


Questione-se sobre hipóteses do seu livro, sendo enredo da tua história, poema ou crônica. Por exemplo, um dos grandes obstáculos que enfrentei para alcançar um terço de originalidade, foi me questionar por que eu nunca retratava meus livros no Brasil? Depois que eu entendi que só escrevia livros em Londres, Portland e ademais por conta das autoras de romances que eu lia, que me influenciavam a tentar escrever histórias semelhantes, eu entendi que não fazia isso por mim, mas talvez para escrever um bom livro para elas. Com essa revelação, passei a revisar todos os meus livros e passarei a valorizar os estados brasileiros, o que é uma grande oportunidade de enriquecer os meus livros com as minhas raízes, com algo que eu sou realmente, que eu vivo.


Obs.: Essa regra não se adequa a autores de Literatura Fantástica.


E finalmente, desafie-se; Pesquise sobre como desenvolver um bom livro, uma boa história, estude sobre escrita, construção de personagens, construção de heróis, se possível, participe de oficinas criativas, veja até onde seu talento pode alcançar, e confie no próprio potencial.


Enfim, citei três dicas básicas para um autor iniciante que deseja elevar sua escrita para um novo nível. É importante que autores tenham em mente que a originalidade na escrita se tem pela identidade, e que todo o bom escritor tem um pouco de si em cada palavra perpetuada em seus livros.


Obrigada e até a próxima!


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page